Diretoria

Presidente: Maristela Mosca

Maristela Mosca é doutora em Ciências da Educação – Desenvolvimento Curricular – pela Universidade do Minho/Portugal, é Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.

Tem como foco de investigação a Interdisciplinaridade, Inclusão, Interculturalidade e Ludicidade nos processos de aprender e ensinar Música na escola de educação básica, a partir das reflexões acerca de um currículo dialógico e improvisacional – um Currículo como Jazz.

Possui graduação em Pedagogia, com Especialização em Pedagogia do Movimento pela UFRN é Professora Certificada de Música na abordagem Orff-Schulwerk, pela San Francisco School – San Francisco/CA.

Coordenadora do Projeto de Extensão Ciclo de Estudos em Música e Movimento: Abordagem Orff Schulwerk, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em parceria com a ABRAORFF, que pretende divulgar, a partir de vivências e estudos musicais, a abordagem de Carl Orff e Gunild Keetman para o ensino de Música.


Vice-presidente: Gabriela Vasconcelos Abdalla

Gabriela Vasconcelos Abdalla é formada em Educação Artística – Música e Pós-Graduada na área de Tecnologias na Aprendizagem. Especializou-se em Música e Movimento na Educação, assim como em Culturas Tradicionais, por meio de participação em cursos no Brasil, EUA, Espanha, Áustria e Hungria. 

É educadora musical, organiza e ministra cursos e oficinas para professores. É autora do livro “Encantando as Lendas Brasileiras” juntamente com Vivian Devidé. Gravou o álbum musical “Encantando as Lendas Brasileiras” com o Coletivo Kurupué, do qual é fundadora e participa como intérprete, compositora e arranjadora. 

Preparadora vocal junto à CIA Antropofágica de Teatro desde 2005, atuou como diretora musical em peças como “Macunaíma no País do Rei da Vela”, “João e Maria” e “Os Náufragos da rua Constança”. 

Atuou como consultora da UNESCO, responsável pela implementação da Matriz Curricular do Eixo de Música na Educação Infantil, da Rede de Ensino Municipal de São José dos Campos. Atualmente desenvolve assessoria na área de música, destacando a formação de professores de música do Projeto Guri e no Centro Didattico Musicalle em Roma na Itália.


1ª Secretária: Patrícia Cavicchioli

Bacharel em cravo pela Universidade de Campinas-SP, sob orientação da Profa. Dra. Helena Jank e licenciada em música pela Faculdade Paulista de Artes-SP.

Iniciou sua formação musical no Conservatório Dramático Musical ¨Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – SP, sob a orientação de Pedro Persone. Foi bolsista da Fundação Eleazar de Carvalho nos Festivais de Artes de Itu. Participou de máster classes com Christoph Ersan (Suíça), Christoph Rousset (França), Immanuel Wilheim (EUA),Pierre Häntai (França),Elizabeth Joyé (França), Monique Zanetti (França), Edmundo Hora (Brasil).

Desde 1998 vem se aprimorando na área de educação musical participando de cursos como Kodály, Dalcroze, com ênfase em Orff- Schulwerk.

Atualmente é professora de música no Colégio Dante Alighieri e Beatíssima Virgem Maria, em São Paulo.


2ª Secretária: Sandra Kaetsu

Pós-graduanda em Percussão Brasileira, Tradição e Invenção pela FASM, Bacharel em Composição e Regência pela UniFIAM-FAAM, com formação também em dança pela Royal Academy of Dancing, pelo Estudio de Ballet Cisne Negro, tendo estudado diversos gêneros de dança.

Regente do Coral Amigos da Saúde, professora de música no Projeto Guri Capital e Grande SP e na Casa de Artes OperÁria. Atuou no projeto Caminhos da Arte como professora de coral e no Colégio Abaco como assistente de direção geral e direção musical, e stage manager em montagens de peças musicais do Fest’Abaco.

Tem aprofundado seus estudos e buscado novas abordagens de ensino através de cursos e oficinas de música e movimento, pedagogia vocal, dança criativa; como FDIT – Brain Dance Foundations, The San Francisco International Orff Course (Levels I, II), The Jazz Course in New Orleans, VIII e IX Curso Internacional Orff-Schulwerk no Brasil, grupo de estudos ABRAORFF, O Passo, Rítmica Dalcroze, Música Corporal – Barbatuques, Somatic VoiceworkTM– The LoVetri Method (Levels I, II, III), Consciência Corporal para Músicos, entre outros.

Atualmente recebe orientação vocal de Joana Mariz, e em piano e harmonia de Silvia Goes. Membro da diretoria da Associação Orff Brasil –ABRAORFF, e do MVGE – Música Vocal Grupo de Estudos, organizado pelo maestro e pesquisador Vitor Gabriel.


1ª Tesoureira: Mayumi Takai

Mayumi Takai  é licenciada em música, pedagoga, psicomotricista e graduada pela Mills College de São Francisco (EUA) em Orff Certification Program. Especializou-se na área de educação musical ao participar de diversos cursos, tais como Kodaly, Dalcroze, Willems, Suzuki, com ênfase, Orff-Schulwerk.

Estudou como bolsista no Instituto de Pesquisas Educacionais do Governo Metropolitano de Tóquio (Japão) e participou também de cursos na Hungria (Universidad de Verano de Esztergom), Áustria (Instituto Orff de Salzburgo), Espanha e EUA. É Membro-fundadora e diretora da ABRAORFF (Associação ORFF Brasil). 

Atualmente é professora de música do Colégio Dante Alighieri e vêm ministrando cursos e oficinas para professores, arte-educadores, regentes sobre a abordagem Orff-Schulwerk.


2º Tesoureiro: Camila Ruiz

Licenciada em música pela FAAM/FMU e especialista em educação musical pela Faculdade Cantareira/ SP. Foi bolsista do Orff Certification Program, em 2018 e 2019 (Levels I e II), em São Francisco/EUA.

Participou do curso First Steps in Music, na Universidade de Hartford/ EUA, do International Summer Course–Orff-Institut em Salzburgo, na Áustria e dos Cursos de Verão e oficinas da ABRAORFF.

Durante os últimos anos ministrou oficinas para crianças e professores em escolas e SESCs; atuou na produção de ensaios do Granfinale – Festival Nacional de Corais Infantis e Jovens; foi musicista dos espetáculos “Aventura de Parir Aventura de Nascer” e “Pássaro com Cabeça de Mulher”.

Atualmente é integrante da diretoria da ABRAORFF, coordenadora do Espaço Cultural de Artes e professora de escolas de música e escolas regulares para bebês, crianças e adolescentes.