Conselheiros

Dom Gabriel Iróffy , OSB ( in memoriam)

Dom Gabriel Iróffy nasceu em Budapeste, na Hungria, em 26 de março de 1927. Em 1944, ingressou no Mosteiro de São Martinho, em Pannonhalma, tornando-se monge. licenciando-se em 1946.

Em 1952 Dom Gabriel veio ao Brasil, incorporando-se ao Mosteiro São Geraldo de São Paulo.

Fundador do Espaço Musical Eszterháza e dos Corais do Colégio Santo Américo, promoveu o Concurso Internacional de Piano “Liszt Chopin”, idealizou o Projeto Arrebol (educação musical para menores sem recursos da comunidade de Paraisópolis e áreas adjacentes atendendo a mais de 300 crianças), e dirigiu o departamento de Música Sacra da Igreja São Bento do Morumbi, divulgando Música Colonial Brasileira.

Dom Gabriel também foi fundador e conselheiro da Associação ORFF Brasil – “Música e Movimento na Educação “ – ABRAORFF.


Verena Maschat

Graduada no Conservatório de Munique. Título superior de “Música e Dança na Educação” pelo Instituto Orff da Universidade “Mozarteum” de Salzburg (Áustria). Estudou psicologia e pedagogia na Universidade de Salzburg. Especializada em movimento e dança com professores de prestígio internacional e através de viagens etnográficas.
De 1973 a 1993 foi titular cátedra do Instituto Orff nas disciplinas de: Didática da Música, Prática de Ensino, Acompanhamento de Movimento, Danças Tradicionais (históricas, etnológicas e sociais). Desde 2003 é responsável pela área de Dança Educativa na especialidade de pedagogia da dança no Conservatório Superior de Dança de Madri (Espanha).
Recebeu o Premio PRO MERITO da Fundação Carl Orff de Munique em 2006.
Ministra cursos e conferências em muitos países do mundo e colabora em diversas publicações sobre Música e Dança na Educação. E co-autora, junto a Sofía López-Ibor, do livro “¡Quien Canta Su Mal Espanta!” (Schott, Nova Iorque 2006).


Elisabeth Peissner Sertorio

Professora de Educação Musical formada em piano, Elisabeth Peissner Sertorio reúne vários cursos de especialização e aperfeiçoamento, como o de “Musica y Movimiento en la Educacion”, realizado em 2005 na Asociación Orff Espanha, e o de “Music and Dance Education: Orff Schulwerk”, feito em 1992, em Salzburgo, Áustria. Acumulou experiência como docente em diversas instituições brasileiras, como o Esporte Clube Pinheiros, Clube Atlético Paulistano e o Colégio Pentágono, onde também exerceu o cargo de Coordenadora Geral de Música. Desde 2001, exerce a mesma função no Colégio Santo Américo e do Espaço Musical Eszterháza. É fundadora da Orquestra Sinfônica do Núcleo de Paraisópolis e Vila Morse, que conta com mais de 120 crianças e foi presidente fundadora da Associação Orff Brasil.


Helder Parente Pessoa (in memoriam)

Bacharel em Sociologia pela PUC – Rio. Bolsista nos cursos de verão da CAMMAC (Canadian Amateur Musicians) e ARS (American Recorder Society). Formado no Instituto Orff da Universidade Mozarteum de Salzburg onde lecionou, após a formação, durante dois anos. Ministrou cursos na Muncie, Los Angeles, Illinois, Pittsburgh e em várias cidades do Brasil nas áreas de educação musical, danças renascentistas e flauta doce. Atualmente leciona na Uni-RIO nos cursos de música e teatro. Participou do conjunto Quadro Cervantes do Rio de Janeiro por mais de 30 anos.


Thiago Abdalla

Thiago Abdalla é bacharel em Violão Erudito pelo Departamento de Música da ECA-USP sob orientação de Prof. Dr. Edelton Gloeden. Com bolsa pelo CNPq, desenvolveu um projeto de pesquisa intitulado “Dos Compositores Brasileiros do Século XX: Os Estudos para Violão”.

Foi bolsista no “50º Musica en Compostela” – Espanha e no “III Festival de Música de Santa Catarina” – Brasil. Assistiu a master classes com José Luis Rodrigo, Mario Ulloa, Eduardo Isaac, Fabio Zanon e Henrique Pinto. Conquistou a 1ª colocação no “X Concurso de Violão Musicalis”. É membro do Grupo Pulso 70 e do Quarteto Quartz e organizador do “Ciclo de Concertos do Espaço Cultural Pyndorama”. Especializou-se em Orff-Schulwerk – Level I com bolsa de estudos pela AOSA-EUA. Responsável pela área de violão erudito da NUMA – Núcleo de Música Aplicada e junto à Secretaria da Educação do Estado de São Paulo participou das Orientações Curriculares do Ensino Médio em 2007-2008.


Décio Luiz Berni

Iniciou os estudos de violão clássico com Antero Martins e depois violino com Bernardo Federovsky, posteriormente Uwe Kleber, Moacir Del Picchia.

Bacharel em composição e regência pela FAP-Arte (Faculdade Paulista de Arte da Academia Paulista de Música) com maestro Hans Joachin Koelleutteur e licenciado em Música pela mesma instituição. Vem se especializando em diversas pedagogias em especial em Kodaly e Orff Schulwerk. Estudou com Maria Ortog, Verena Maschat, Sofia Lopez-Ibor, Doug Goodkin, James Harding entre outros.

Como instrumentista, participou de diversos conjuntos musicais quarteto de cordas, banda country, orquestras. Fez gravações com Arrigo Barnabé, Carlinhos Borba Gato e outros. Atualmente é Diretor da Escola de Música EDEM-Morumbi.